08/04/2010

AVIÃO IPANEMA A ETANOL ESTRÉIA NA TECNOSHOW COMIGO, EM GOIÁS

Evento se destaca pela importância no crescimento do agronegócio brasileiro

​São José dos Campos, 8 de abril de 2010 – Entre os dias 13 e 17 de abril, a Embraer participará da nona edição da Tecnoshow Comigo (www.tecnoshowcomigo.com.br). A feira agrícola acontece anualmente no município de Rio Verde, Estado de Goiás, a 254 km da capital goiana. A Embraer ocupará o estande na esquina da Avenida E com a Rua 9 e levará a aeronave Ipanema pela primeira vez a este encontro de tecnologia rural do Centro-Oeste.

“A Tecnoshow Comigo consolidou-se nos últimos anos como uma das grandes feiras agrícolas do país, constituindo-se hoje em importante oportunidade para expormos nosso produto a potenciais clientes que participam do evento”, afirmou Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema. “Em 2009, entregamos 34 aviões Ipanema, sendo cerca de 95% na versão a etanol, o que demonstra a boa aceitação do mercado para este modelo que utiliza combustível alternativo e proporciona ganhos significativos de produtividade.”

O Ipanema é líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação. São 40 anos de produção ininterrupta e mais de mil unidades entregues. A versão a etanol começou a ser produzida em 2005 e hoje representa aproximadamente 25% da frota em operação. O Ipanema é a primeira aeronave produzida em série no mundo certificada para voar com etanol, combustível mais barato que a gasolina de aviação e com menor impacto sobre o meio ambiente.

A Região Centro-Oeste é um dos pólos da produção de arroz, soja, milho, algodão, sorgo, feijão e girassol no Brasil e vem se destacando na cultura de tomate. Abriga o Tecnoshow Comigo desde 2002, atraindo pessoas e empresas de todo o país. Segundo os organizadores, a última edição contou com a participação de 320 expositores e recebeu 56 mil visitantes, gerando R$ 180 milhões em negócios.

Galeria de imagens Embraer

Visite a galeria de imagens da Embraer no endereço www.embraer.com.br.

Nota aos editores

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.  Em 31 de dezembro de 2009, a Embraer contava com 16.853 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 16,6 bilhões.

Este documento pode conter projeções, declarações e estimativas a respeito de circunstâncias ou eventos ainda não ocorridos. Estas projeções e estimativas têm embasamento, em grande parte, nas atuais expectativas, projeções sobre eventos futuros e tendências financeiras que afetam os negócios da Embraer. Essas estimativas estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que incluem, entre outras: condições gerais econômicas, políticas e comerciais no Brasil e nos mercados onde a Embraer atua; expectativas de tendências para o setor; os planos de investimento da Empresa; sua capacidade de desenvolver e entregar produtos nas datas previamente acordadas, e regulamentações governamentais existentes e futuras. Palavras como “acredita”, “pode”, “poderá”, “estima”, “continua”, “antecipa”, “pretende”, “espera” e termos similares têm por objetivo identificar expectativas. A Embraer não se sente obrigada a publicar atualizações nem a revisar quaisquer estimativas em decorrência de novas informações, eventos futuros ou quaisquer outros acontecimentos. Em vista dos riscos e incertezas inerentes, tais estimativas, eventos e previsões sobre o futuro podem não ocorrer. Portanto os resultados reais podem diferir substancialmente daqueles publicados anteriormente como expectativas da Embraer.