06/04/2010

EMBRAER MOSTRA JATO PHENOM 300 NA ALEMANHA PELA 1ª VEZ

Jato da categoria light será exibido na Aero Friedrichshafen, juntamente com o Phenom 100

​São José dos Campos, 6 de abril de 2010 – A quinta edição Exposição de Negócios para a Aviação Geral Aero Friedrichshafen (www.aero-friedrichshafen.de) acontecerá na Alemanha, de 8 a 11 de abril. Este ano, a Embraer leva ao evento, pela primeira vez, o jato Phenom 300, da categoria light. A aeronave foi certificada no Brasil (pela ANAC) e nos EUA (pela FAA) em dezembro de 2009 e a aprovação européia, emitida pela EASA, está prevista para este trimestre.

Os jatos Phenom foram lançados em 2005, estabelecendo novos padrões nas respectivas categorias. O amplo e confortável interior foi projetado em parceria com o Grupo BMW DesignworksUSA. O Phenom 100, da categoria entry level, acomoda até oito pessoas e o Phenom 300 leva até dez ocupantes, incluindo pilotos.

Com alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas) e reservas de combustível NBAA IFR, o Phenom 100 voa sem escalas de São Paulo para Montevidéu; de Nova York para Miami; ou de Londres para Roma. O jato foi certificado em dezembro de 2008 e provou ser o mais rápido e com o maior compartimento de bagagem da categoria. Atualmente, mais de 110 aviões estão em operação em todo o mundo.

O Phenom 300 possui asas enflechadas, com winglets, ponto de abastecimento único e lavatório com limpeza externa. Atinge velocidade de 839 km por hora (521 milhas por hora ou 453 nós – KTAS) e voa a 45 mil pés (13.716 metros) de altitude. O alcance de 3.650 km (1.971 milhas náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, possibilita vôos sem escalas de Brasília para Buenos Aires; de Nova York para Dallas; ou de Londres para Atenas.

O portfolio de jatos executivos da Embraer inclui ainda o super midsize Legacy 600, em operação desde 2002, e o ultra-large Lineage 1000, que entrou em serviço em 2009. Dentre os mais novos modelos estão o midlight Legacy 450 e o midsize Legacy 500, em desenvolvimento, e o large Legacy 650, com certificação prevista para este ano.