11/07/2014

Embraer e Saab serão parceiras na gestão conjunta do Projeto F-X2 no Brasil

São José dos Campos, 11 de julho de 2014 – Embraer e Saab assinaram um memorando de entendimento com a finalidade de estabelecer uma parceria na gestão conjunta do Projeto    F-X2 no Brasil. Por meio deste acordo, a Embraer exercerá um papel de liderança na condução geral do programa, bem como realizará uma grande parte do trabalho de produção e entrega das versões monoposto e biposto do caça de última geração Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).

A Embraer coordenará todas as atividades de desenvolvimento e produção no Brasil, em nome da Saab, e, além de uma grande parcela de trabalho neste projeto, a Empresa também participará do desenvolvimento de sistemas, da integração, testes em voo, montagem final e entregas.

Além disso, a Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG, ao mesmo tempo em que as duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, monoposto e biposto, no mercado global.

“A Embraer e a Saab possuem uma longa tradição no mercado de defesa e agora irão trabalhar em conjunto para entregar soluções competitivas, de alta qualidade, à Força Aérea Brasileira e aos clientes do Gripen NG. Esse acordo vai fortalecer os laços entre as indústrias de defesa do Brasil e da Suécia”, diz Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“É com entusiasmo que anunciamos essa parceria com a Embraer. Além de compartilhar da experiência nos mercados de defesa e aeronáutica, ambas as empresas são claramente dedicadas à satisfação do cliente. Por meio dessa parceria, vamos assegurar um excelente resultado para a Força Aérea Brasileira e formar uma base sólida para o sucesso tanto de futuras oportunidades de negócios como dos clientes”, diz o Presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe.

"Além de reequipar a Força Aérea Brasileira, o projeto F-X2 foi concebido para estimular a Base Industrial de Defesa do país. Essa parceria da Embraer com a Saab será de grande relevância para o Brasil, pois além de participarmos do desenvolvimento, seremos capazes de manter nossa frota de forma autônoma. A Embraer, com sua alta tecnologia na fabricação de jatos comerciais, e a Saab, com a tradição no desenvolvimento de aeronaves de caça, são empresas complementares que certamente ganham muito com esse acordo", disse o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Força Aérea Brasileira.

O Gripen NG é um verdadeiro caça multimissão, baseado na comprovada plataforma do Gripen C/D, construído para adaptar-se às distintas ameaças e exigências operacionais enfrentadas pelas forças aéreas modernas. A combinação de excelentes capacidades operacionais e custos de ciclo de vida moderados fazem com que o Gripen seja um caça único no mercado mundial.

O acordo será implementado após a conclusão das negociações em curso entre a Saab e o Brasil no que diz respeito à finalização do contrato do Projeto F-X2. Estas conversações estão ocorrendo conforme o planejado e espera-se chegar a um resultado positivo até o final de 2014.

Para mais informações, por favor entre em contato com:

Assessoria de Imprensa Embraer, +5512 3927-1311
press@embraer.com.br