07/04/2010

PRODUÇÃO DO IPANEMA ATINGE A MARCA DE 1.100 AVIÕES

Embraer entrega aeronave comemorativa à Foliar, do Estado do Tocantins

​São José dos Campos, 7 de abril de 2010 – A Embraer entregou hoje a 1.100ª aeronave agrícola Ipanema, em cerimônia realizada na Unidade Botucatu, a cerca de 230 km da cidade de São Paulo. O avião, matrícula PT-UYB, foi recebido pela Foliar Aviação Agrícola Ltda., empresa com sede no Estado do Tocantins que já opera quatro aeronaves Ipanema.

“A entrega da aeronave de número 1.100 é um grande marco para nós, pois demonstra a confiabilidade, solidez e tradição do Ipanema no mercado nacional”, disse Almir Miguel Borges, Diretor Industrial da Embraer – Unidade Botucatu. “São quase 40 anos de produção ininterrupta, com pesquisas constantes para a melhoria da aeronave, sempre focando as necessidades de nossos clientes e da aviação agrícola brasileira.”

Para Eduardo Juliani, proprietário da Foliar Aviação Agrícola, a evolução do Ipanema ao longo dos anos é fator fundamental para o sucesso do modelo. “Hoje, o avião tem uma cabine mais confortável e utiliza etanol, combustível que o tornou mais econômico e ecológico, além de aumentar o potencial de gerar receitas.”

O Ipanema é a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. É uma opção para o mercado da aviação agrícola nacional, pois reduz o impacto ambiental, os custos de operação e a manutenção, além de melhorar o desempenho geral, o que torna o produto ainda mais atrativo.

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas e também pode atuar no povoamento de rios e no combate a incêndios, vetores e larvas.