11/06/2008

EMBRAER ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU

Iniciativa mostra o comprometimento da Empresa com crescimento sustentável

São José dos Campos, 11 de junho de 2008 – A Embraer aderiu formalmente ao Pacto Global (Global Compact, em inglês), programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos,relações de trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

“Nos últimos anos, temos intensificado nossas ações para garantir o crescimento sustentável da Empresa e incentivar nossos clientes e fornecedores a seguir o mesmo caminho”, afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Temos respeitado, em todas asnossas ações, os princípios do Pacto Global, as leis vigentes e o nosso código de ética. Comesta adesão formal, deixamos mais transparente nosso comprometimento sócio-ambiental.

”O Pacto Global (www.pactoglobal.org.br) é um compromisso assumido pelas empresas para a sustentabilidade dos seus negócios com visão de longo prazo e baseia-se em dez princípiosfundamentais: respeitar e proteger os direitos humanos, bem como impedir violações dosmesmos, apoiar a liberdade de associação no trabalho e reconhecer o direito à negociação coletiva, abolir o trabalho forçado, e também o trabalho infantil, eliminar a discriminação no ambiente de trabalho, apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, promover a responsabilidade ambiental, encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente ecombater a corrupção em todas as suas formas.

Listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Embraer tem desenvolvido, nos últimos anos, várias iniciativas com foco na sustentabilidade do seu negócio, tais como as certificações ISO 14001 (padrão internacionalde gestão ambiental) e OSHAS 18001 (Occupational Health and Safety Advisory Service oucomitê de serviços de segurança e saúde ocupacional), substituição da matriz energética, projetos sociais e de neutralização de carbono e aumento do desempenho ambiental industrial. Complementarmente, a Empresa expandirá o conteúdo do seu Relatório Social em 2008 para incluir a parte ambiental, descrevendo suas ações e resultados obtidos parapromover a sustentabilidade.

Com a adesão ao Pacto Global, somada à recente assinatura da declaração da cúpula daATAG (Air Transport Action Group ou Grupo de Ação em Transporte Aéreo), a Embraer reforça seu comprometimento com a transparência de suas atividades perante seusempregados, clientes, acionistas, comunidade, instituições financeiras e governos.