Notícias - Defesa & Segurança, Corporate
Embraer e Senai CIMATEC assinam Memorando de Entendimento para cooperação em pesquisas industriais
janeiro 18, 2024
Acordo foi assinado na cerimônia de criação do Parque Tecnológico Aerospacial da Bahia
Salvador, 18 de janeiro de 2024 – A Embraer e o Senai CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia) assinaram hoje um Memorando de Entendimento para estabelecer um relacionamento de cooperação em pesquisas conjuntas para a área industrial.
O Memorando de Entendimento foi firmado durante a cerimônia que formalizou a criação do Parque Tecnológico Aerospacial da Bahia, com a assinatura de acordo entre o Governo do Estado da Bahia, o Ministério da Defesa, a Força Aérea Brasileira e o Senai CIMATEC.
De acordo com o Memorando de Entendimento, as partes desenvolverão uma série de discussões e atividades focadas em análises técnicas e operacionais, com o objetivo de identificar potenciais oportunidades de cooperação no futuro, incluindo inovações tecnológicas.
“A Embraer está muito satisfeita com a assinatura do acordo com o Senai CIMATEC. Estabelecer iniciativas de cooperação de pesquisa e desenvolvimento com instituições de excelência técnica é fundamental para o avanço da indústria aeroespacial”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Estamos orgulhosos por participarmos desse momento histórico para o desenvolvimento do setor aeroespacial na Bahia e no Brasil”.
“A parceria com a Embraer é um passo fundamental na consolidação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia como um polo estratégico para o avanço da indústria aeroespacial no Brasil. A presença da Embraer não apenas amplia nossa capacidade de desenvolver soluções inovadoras dentro do ecossistema, mas também fortalece a atração de empresas nacionais e internacionais”, declara Leone Andrade, diretor-geral do Senai CIMATEC. “Este é um marco significativo para impulsionar o desenvolvimento da região, promovendo a excelência, a colaboração e o avanço do Brasil no cenário global da indústria aeroespacial”.
O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado na Base Aérea de Salvador, em área cedida pela União ao Senai CIMATEC, instituição que ficará responsável pela gestão do novo centro. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de soluções em ciência, educação, tecnologia e inovação para os quatro principais desafios do setor: aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma. O centro terá como foco a pesquisa e a inovação no campo aeroespacial, além do desenvolvimento regional do setor.
Imagem: https://embraer.bynder.com/share/3ADA9182-F631-4294-90900087D70DB79A/
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.
Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.