Notícias - Eve
Eve colabora com VertiMob e PRS Aeroportos no sandbox regulatório da ANAC
abril 02, 2025
Participantes buscam acelerar o progresso das operações e da infraestrutura do ecossistema de mobilidade aérea avançada
São José dos Campos, SP — 4 de fevereiro de 2025 - A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) anuncia sua colaboração com a PRS Aeroportos – consórcio formado pela Pax Aeroportos SA, concessionária do Aeroporto Campo de Marte, e pela UrbanV SpA, operadora de vertiportos – e com a VertiMob Infrastructure Ltda no sandbox regulatório para vertiportos, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac). A iniciativa representa um passo fundamental para o estabelecimento de regulamentações operacionais para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL).
O projeto sandbox, com duração de 24 meses, oferece um ambiente para que as empresas desenvolvam soluções inovadoras para vertiportos. As áreas de foco incluem regulamentações essenciais, como capacidade da infraestrutura física, sistemas de combate a incêndios, requisitos de ruído das aeronaves e medidas de controle de acesso. A colaboração também abordará layouts de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e partida, além de instalações de manutenção e suporte.
A Eve aplicará sua expertise como fabricante de eVTOL para aprimorar as características das aeronaves e os requisitos de desempenho. A empresa compartilhará seu conhecimento sobre as melhores práticas operacionais, com base em sua experiência em tecnologia aeroespacial, incluindo verificações pré-voo e procedimentos padrão. Além disso, a Eve está ativamente envolvida na evolução das dinâmicas do mercado de mobilidade aérea avançada (AAM), contribuindo para definir a gama de serviços que serão oferecidos nos vertiportos para atender às necessidades futuras.
"Desde o início, a visão da Eve sempre foi mais ampla do que apenas a aeronave. Estamos profundamente comprometidos em moldar e integrar a indústria de mobilidade aérea avançada como um todo", disse Johann Bordais, CEO da Eve. "Nossa colaboração no sandbox regulatório da Anac é uma demonstração clara desse compromisso. Essa parceria com os operadores de infraestrutura nos permite abordar todos os aspectos da indústria, desde a infraestrutura de vertiportos até as operações de eVTOLs, em alinhamento com os padrões e expectativas das agências reguladoras globais", acrescentou o executivo.
A Anac publicou recentemente os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL da Eve, marcando um passo significativo rumo à certificação de tipo, abrindo caminho para que a Eve defina os meios de conformidade do seu eVTOL junto à Anac. A empresa continua trabalhando em estreita colaboração com a agência para obter o Certificado de Tipo (TC) e validar essa certificação junto à Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
A Eve já realizou estudos de Conceito de Operações (CONOPs) em diversas cidades globais, incluindo Rio de Janeiro, Chicago e Londres. Esses CONOPs delineiam a visão, os principais fatores a considerar, as necessidades operacionais para eVTOLs e a jornada dos usuários, além de serviços e suporte.
Imagem: https://eve.imagerelay.com/share/65f22d4caa6648d0a6e965d2b5c1a7c4
Sobre a Eve Air Mobility
A Eve Air Mobility é dedicada a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Com a mentalidade de uma startup e o respaldo da expertise aeroespacial de 55 anos da Embraer, a Eve adota uma abordagem holística para o avanço do ecossistema UAM. Seu portfólio inclui um avançado projeto de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte, além de uma solução inovadora de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e warrants públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para mais informações, visite: www.eveairmobility.com.
Sobre a VertiMob Infrastructure A VertiMob (vertimob.com) é a primeira empresa de infraestrutura do Brasil dedicada ao desenvolvimento, implementação e operação de vertiportos. Seu compromisso é revolucionar a mobilidade urbana por meio da implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte aéreo.
Sobre a UrbanV
A UrbanV é uma empresa de propriedade da Aeroporti di Roma, Aéroports de la Côte d’Azur, Grupo SAVE e Aeroporto Guglielmo Marconi de Bolonha, dedicada ao desenvolvimento de infraestrutura para Mobilidade Aérea Avançada em nível internacional. A rede inicial de vertiportos incluirá as áreas de referência dos parceiros fundadores e poderá ser expandida para outras regiões geográficas. A ambição da UrbanV é estar entre as primeiras do mundo a lançar redes comerciais de Mobilidade Aérea Avançada, começando por Roma, onde planeja ativar a primeira rota nos próximos anos. A missão da UrbanV é levar a mobilidade aérea aos centros urbanos, projetando e gerenciando vertiportos, a infraestrutura para a Mobilidade Aérea Avançada. Uma nova forma de mobilidade segura, sustentável e integrada.https://www.urbanv.com/en/.
Divulgação de Declaração Prospectiva
Certas declarações contidas neste comunicado são declarações prospectivas, conforme o significado da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários de 1995 (Private Securities Litigation Reform Act). Essas declarações prospectivas podem ser identificadas por palavras como “pode,” “vai,” “espera,” “pretende,” “antecipa,” “acredita,” “estima,” “planeja,” “projeta,” “poderia,” “deveria,” “continuaria,” “procura,” “alvo,” “orientação,” “perspectiva,” “se as tendências atuais continuarem,” “otimista,” “previsão” e outras palavras ou expressões semelhantes. Todas as declarações, exceto as declarações de fatos históricos, são declarações prospectivas, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre os planos, objetivos, expectativas, perspectivas, projeções, intenções, estimativas e outras declarações de eventos ou condições futuras, incluindo em relação a todas as empresas ou entidades mencionadas. Essas declarações prospectivas são baseadas nos objetivos, crenças e expectativas atuais da empresa, e estão sujeitas a riscos e incertezas significativas que podem causar resultados reais e a posição financeira e o tempo de certos eventos a diferirem materialmente das informações nas declarações prospectivas. Esses riscos e incertezas incluem, mas não se limitam a, aqueles estabelecidos neste documento, bem como na Parte I, Item 1A. Fatores de Risco e na Parte II, Item 7. Análise e Discussão da Gestão sobre a Condição Financeira e Resultados Operacionais no Relatório Anual mais recente da empresa no Formulário 10-K, Parte I, Item 2. Análise e Discussão da Gestão sobre a Condição Financeira e Resultados Operacionais e Parte II, Item 1A. Fatores de Risco no Relatório Trimestral mais recente da empresa no Formulário 10-Q, e outros riscos e incertezas listados periodicamente nos outros registros da empresa na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission). Além disso, podem haver outros fatores dos quais a empresa não está ciente atualmente, que podem afetar as questões discutidas nas declarações prospectivas e também podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles discutidos. A empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar ou suplementar publicamente qualquer declaração prospectiva para refletir resultados reais, mudanças nas suposições ou mudanças em outros fatores que afetem essas declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei. Quaisquer declarações prospectivas falam apenas na data deste comunicado ou nas datas indicadas na declaração.