CENTRAL DE MÍDIA

CENTRAL DE MÍDIA

Nenhum item para mostrar

Notícias - Aviação Comercial, Dubai Airshow 2025

Estudo da Embraer destaca oportunidades de expansão na conectividade aérea regional no Oriente Médio

Publicado

novembro 18, 2025

Compartilhar

Embraer

Dubai Air Show, EAU, 18 de novembro de 2025 – A Embraer (NYSE: EMBJ / B3: EMBJ3) apresentou hoje um novo estudo, chamado “A Próxima Fronteira do Oriente Médio: O Potencial Inexplorado de Conectividade”. O relatório revela oportunidades significativas para aprimorar a conectividade aérea regional em todo o Oriente Médio. A análise detalha como a incorporação estratégica de aeronaves narrowbody de menor porte de nova geração pode impulsionar o crescimento, a rentabilidade e a resiliência da malha aérea em uma das regiões de maior crescimento no mundo.

“O setor de aviação do Oriente Médio alcançou protagonismo global ao conectar continentes, mas a próxima fronteira está em conectar a própria região”, afirma Stephan Hannemann, Vice-Presidente Sênior da Embraer Aviação Comercial para África e Oriente Médio. “Nosso estudo mostra que aeronaves narrowbody de pequeno porte são a chave para desenvolver novas rotas, aumentar as frequências e construir uma malha aérea regional mais lucrativa e resiliente.”

Apesar de estratégias nacionais ambiciosas para a aviação e grandes investimentos em infraestrutura, apenas 22% dos Assentos por Quilômetro Oferecidos (AKOs, na sigla em inglês) no Oriente Médio são utilizados em rotas na própria região – muito abaixo da Europa (52%) e da América do Norte (64%). Essa sub-representação destaca uma grande oportunidade para as companhias aéreas fortalecerem os laços regionais e melhorarem a eficiência operacional.

Uma nova abordagem para o crescimento regional

Historicamente, as companhias aéreas do Oriente Médio responderam ao aumento dos custos expandindo o tamanho das frotas, com a utilização de aeronaves narrowbody de maior porte para reduzir os custos unitários. No entanto, essa estratégia não resultou em uma conectividade regional mais ampla. Na verdade, o número de pares de cidades atendidas por voos diretos estagnou nos últimos 15 anos, pois aeronaves maiores não têm dimensões adequadas para muitas rotas regionais.

O relatório mostra que aeronaves narrowbody de menor porte de nova geraçãi, como a família E-Jets E2, oferecem uma alternativa atraente. Essas aeronaves proporcionam custos de viagem mais baixos e custos por assento comparáveis aos de aeronaves narrowbodies maiores, permitindo que as companhias aéreas atendam a rotas de menor demanda com lucro, além de permitir a expansão de suas malhas aéreas.

Três oportunidades estratégicas para as companhias aéreas do Oriente Médio

O relatório identifica três áreas centrais nas quais as aeronaves narrowbody de menor porte podem transformar a aviação regional:

• Desenvolvimento de novas rotas: a Embraer identificou mais de 120 pares de cidades sem rotas diretas no Oriente Médio, com demanda suficiente para viabilizar voos diretos com aeronaves narrowbody de menor porte.

• Aumento de frequências: os hubs do Oriente Médio operam com menos voos diários por destino, quando comparados aos principais hubs da Europa e da América do Norte. Aeronaves narrowbodies de menor porte permitem que as companhias aéreas adicionem frequências essenciais, melhorando a conectividade e a eficiência dos hubs.

• Adequação da frota ao tamanho ideal para maior rentabilidade: A análise da Embraer revela que 36% dos mercados regionais operam com baixa ocupação, o que os torna especialmente adequados para ajustes no tamanho das aeronaves. A introdução de jatos menores pode elevar significativamente a ocupação dos voos e otimizar a rentabilidade das rotas.

Para ler o relatório completo, visite https://www.embraer.com/media-center/en/?mediatype=INSIGHTS&detail=23403-MIDDLE-EAST%27S-NEXT-FRONTIER

Imagem: https://embraer.imagerelay.com/fl/ec0b1d826c2040e8af6688eb348053e0

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

EmbraerCLOSE
Embraer
CLOSE
Embraer