Notícias - Defesa & Segurança
Embraer e Polska Grupa Zbrojeniowa S.A. assinam cinco memorandos de entendimento para fortalecer a cooperação estratégica no setor de defesa e aeroespacial da Polônia
dezembro 02, 2025
Acordos de cooperação com a PGZ, WSK, WBCKT, WZL-1 e WZL-2 são o início de uma forte parceria entre a Embraer e o conglomerado polonês
Embraer apresentou a sua aeronave demonstradora de transporte multimissão KC-390 Millennium, com uma nova pintura, a convidados ilustres em Varsóvia
Acordos de cooperação com a PGZ, WSK, WBCKT, WZL-1 e WZL-2 são o início de uma forte parceria entre a Embraer e o conglomerado polonês
Embraer apresentou a sua aeronave demonstradora de transporte multimissão KC-390 Millennium, com uma nova pintura, a convidados ilustres em Varsóvia
Varsóvia, Polônia, 2 de dezembro de 2025 – A Embraer (NYSE: EMBJ / B3: EMBJ3) assinou hoje cinco Memorandos de Entendimento (MoUs) com a Polska Grupa Zbrojeniowa S.A. (PGZ), uma empresa estatal líder em defesa na Polônia, e suas subsidiárias WZL-1 e WZL-2, WSK “PZL-Kalisz” e WBCKT, WZL.
O acordo estratégico estabelece uma estrutura para uma colaboração extensa e de longo prazo nos setores de defesa e aeroespacial, reforçando o compromisso da Embraer em fortalecer os laços com a indústria polonesa e apoiar a criação de empregos altamente qualificados na Polônia.
Nas próximas semanas, a Embraer e a PGZ avaliarão oportunidades de cooperação industrial no setor aeroespacial, incluindo suporte operacional, manutenção, serviços de reparo e revisão (MRO), fabricação de componentes, soluções para cadeia de suprimentos e o design, desenvolvimento, produção, industrialização, engenharia e testes de produtos aeroespaciais. O escopo da cooperação também pode se estender às atividades do C4ISR.
A Embraer também formalizou acordos com a WZL-1 e a WZL-2, explorando ainda mais seu envolvimento com os principais players do ecossistema aeroespacial polonês. A parceria com a WZL-1 abrange a fabricação de peças metálicas e compósitos, transferência de tecnologia, certificação e garantia de qualidade, além de tecnologias emergentes — áreas que contribuem para o fortalecimento das capacidades industriais e tecnológicas. Enquanto isso, o MoU com a WZL-2 foca em explorar a colaboração em atividades de MRO para o KC-390 e outras aeronaves, bem como serviços de pintura.
Além do acordo principal com a PGZ, a Embraer também assinou MoUs com a WSK e a WBCKT, que juntas ampliam a perspectiva para a colaboração industrial em capacidades complementares. O MoU com o WSK abrange potencial cooperação na produção e serviços de componentes aeronáuticos, processos mecânicos e de tratamento térmico, bem como programas de treinamento e serviços de consultoria. Com a WBCKT, as empresas avaliarão oportunidades para o desenvolvimento conjunto de equipamentos de apoio em solo (GSE) para a aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium.
Juntos, esses acordos formam uma infraestrutura sólida para expandir a presença industrial da Embraer na Polônia e fomentar a cooperação tecnológica, econômica e de defesa de longo prazo.
"Graças aos acordos assinados com a Embraer, o Grupo PGZ ganha um parceiro que é uma das maiores empresas de aviação do mundo. O evento de hoje confirma que estamos prontos para estabelecer uma cooperação de longo prazo, que se traduzirá em maior potencial para a indústria de defesa polonesa, transferência de tecnologia e aquisição de novas competências, em uma das áreas-chave do teatro de operações moderno”, disse Jan Grabowski, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da PGZ S.A.
"Na Embraer, o conceito de cooperação faz parte do nosso DNA. Os acordos que assinamos hoje lançam uma infraestrutura sólida para uma parceria de longo prazo que colocará efetivamente a Polônia no centro do ecossistema industrial que estamos criando na Europa", afirma Bosco Da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Ainda durante a assinatura dos MoUs, a Embraer apresentou oficialmente a aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium e destacou as capacidades de combate a sistemas aéreos não tripulados do A-29 Super Tucano.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
A aeronave configurada com equipamentos de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas.
Imagens: https://embraer.bynder.com/share/CF6AE460-1B36-4979-8761D98B3AD76E2D/
Sobre PGZ
A Polska Grupa Zbrojeniowa é um grupo de capital que concentra várias dezenas de fábricas, instalações de serviço e centros de pesquisa cruciais para a indústria de defesa polonesa. A PGZ fabrica sistemas e soluções inovadoras utilizadas pelas Forças Armadas da República da Polônia e aliadas. O grupo abrange sistemas modernos de radiolocalização e radar, rifles e optoeletrônicos, transportadores blindados com rodas, artilharia, sistemas aéreos não tripulados e sistemas de suporte à gestão do campo de batalha. Nossos produtos são baseados em invenções tecnológicas polonesas e na cooperação com líderes globais do setor de defesa. Eles são desenvolvidos e produzidos sob a supervisão de engenheiros, construtores e especialistas experientes.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.