CENTRAL DE MÍDIA

CENTRAL DE MÍDIA

Nenhum item para mostrar

Notícias - Eve

Eve Air Mobility realiza com sucesso primeiro voo do protótipo de seu eVTOL

Publicado

dezembro 19, 2025

Compartilhar

· Marco representa um avanço significativo, valida arquitetura da aeronave, controles fly-by-wire e sistema de propulsão integrado

· Centenas de voos planejados em 2026 para ganho de conhecimento rumo à certificação

Embraer

GAVIÃO PEIXOTO, SP, 19 de dezembro de 2025 – A Eve Air Mobility (Eve) (NYSE: EVEX, EVEXW; B3: EVEB31), companhia dedicada ao desenvolvimento de soluções para o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), incluindo uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês), concluiu o primeiro voo de seu protótipo não tripulado em escala real na unidade de testes da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo.

O voo inaugural marca o início da fase de testes em voo e confirma a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical. A empresa realizará centenas de voos após o voo pairado de hoje (hover flight), expandindo gradualmente o envelope para a transição para voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) ao longo de 2026.

“Hoje, a Eve voou. Este é um marco histórico para nossos colaboradores, clientes, investidores e para todo o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve. “Este voo valida nosso plano, executado com rigor para entregar a melhor solução ao mercado. Conseguimos capturar informações cruciais que nos permitirão avançar com segurança e confiança no caminho até a certificação”.

A Eve produzirá seis protótipos certificáveis para conduzir a campanha de testes em voo com foco na certificação da aeronave. A empresa segue trabalhando em colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autoridade primária do eVTOL da Eve, para avançar na regulação e no processo de certificação. A expectativa é alcançar a certificação de tipo, realizar as primeiras entregas e iniciar a operação comercial em 2027.

“Testamos nossas leis de controle, verificamos a integração dos oito rotores sustentadores e avaliamos o gerenciamento de energia, a resposta dinâmica da aeronave e o ruído externo”, afirma Luiz Valentini, Chief Technology Officer da Eve. “O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”.

“Este voo dá um sinal verde para avançarmos no que realmente importa para os operadores: confiabilidade, eficiência e simplicidade”, destaca Jorge Bittercourt, Chief Product Officer da Eve. “Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”.

As próximas etapas do programa incluem a expansão progressiva do envelope da aeronave, transição para o voo de cruzeiro sustentado pelas asas fixas e continuidade do trabalho conjunto com a ANAC e outras autoridades certificadoras e validadoras, como a norte-americana FAA e a europeia EASA.

A Eve se beneficia dos 56 anos de experiência da Embraer em projetar, certificar, fabricar e entregar aeronaves de última geração, além da presença global da companhia em serviços e suporte pós-venda. A Eve mantém seu foco na segurança, simplicidade e despachabilidade operacional em escala.

Imagem: https://eve.imagerelay.com/fl/e6a0879a0a3f466eb71dd630d2cbb1c9

Imagens do mock-up em tamanho real do eVTOL da Eve: https://eve.imagerelay.com/fl/f0cabe185a63442dbe6dea69f796a81e

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer e com foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. A Eve está listada nas Bolsas de Valores de Nova York (EVEX; EVEXW) e de São Paulo (EVEB31), onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados. Para mais informações, visite: www.eveairmobility.com.

Contato [email protected]

Divulgação de Declarações Prospectivas

Certas declarações contidas neste comunicado são declarações prospectivas no âmbito da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995 dos Estados Unidos. Essas declarações prospectivas podem ser identificadas por palavras como "pode", "irá", "esperar", "pretender", "antecipar", "acreditar", "estimar", "planejar", "projetar", "poderia", "deveria", "iria", "continuar", "buscar", "alvo", "orientação", "perspectiva", "se as tendências atuais continuarem", "otimista", "previsão" e outras palavras ou expressões semelhantes. Todas as declarações, exceto as de fatos históricos, são declarações prospectivas, incluindo, mas não se limitando, ao fechamento da Oferta Direta Registrada, à expectativa de que a Oferta Direta Registrada proporcionará liquidez adicional para as ações ordinárias da Eve, à emissão de ações ordinárias para a Embraer, à entrega de um comunicado informativo aos acionistas da Eve e ao uso previsto dos recursos líquidos provenientes da Oferta Direta Registrada. Essas declarações prospectivas são baseadas nos objetivos atuais, crenças e expectativas da Eve e estão sujeitas a riscos significativos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira e o cronograma de determinados eventos difiram materialmente das informações contidas nas declarações prospectivas. Esses riscos e incertezas incluem, mas não se limitam aos mencionados na Parte I, Item 1A. Fatores de Risco e na Parte II, Item 7. Discussão da Administração e Análise da Condição Financeira e Resultados Operacionais do Relatório Anual mais recente da Eve no Formulário 10-K, Parte I, Item 2. Discussão da Administração e Análise da Condição Financeira e Resultados Operacionais e Parte II, Item 1A. Fatores de Risco do Relatório Trimestral mais recente da empresa no Formulário 10-Q, e outros riscos

e incertezas listados de tempos em tempos nos outros arquivamentos da Eve na Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos. Além disso, pode haver outros fatores dos quais a Eve não tem conhecimento atualmente que possam afetar os assuntos discutidos nas declarações prospectivas e que também possam fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles discutidos. A Eve não assume qualquer obrigação de atualizar ou complementar publicamente qualquer declaração prospectiva para refletir resultados reais, mudanças em suposições ou mudanças em outros fatores que afetem essas declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei. Qualquer declaração prospectiva fala apenas a partir da data deste comunicado ou das datas indicadas na declaração.

Compartilhar
EmbraerCLOSE
Embraer
CLOSE
Embraer