CENTRAL DE MÍDIA

CENTRAL DE MÍDIA

Nenhum item para mostrar

Notícias - Aviação Comercial, Serviços & Suporte

Embraer e Virgin Australia firmam acordo para o AHEAD, solução de manutenção preditiva

Publicado

fevereiro 03, 2026

Compartilhar

Embraer

Singapura, 3 de fevereiro de 2026 – A Embraer (NYSE: EMBJ / B3: EMBJ3) firmou um acordo de longo prazo com a Virgin Australia para equipar a frota de E2 da companhia australiana com o sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis). A solução apoia as companhias aéreas na implementação de manutenção preditiva digital em suas frotas de E-Jets, utilizando dados para identificar e prever problemas potenciais antes que se tornem críticos.

O AHEAD proporciona o monitoramento em tempo real de sistemas como a Unidade de Potência Auxiliar (APU), combustível, pneumáticos, hidráulicos, aviônicos, motores, navegação, ar-condicionado e comandos de voo. A plataforma coleta dados em voo e em solo, aplicando análises e algoritmos preditivos para apoiar a manutenção proativa. Esses recursos ajudam as companhias aéreas a reduzir o tempo de solo não programado e a otimizar a disponibilidade da frota. O AHEAD também contribui para a redução de custos operacionais e emissões de CO₂ ao eliminar o consumo desnecessário de combustível associado a questões de manutenção.

“Nossos jatos E2 representam um avanço significativo, oferecendo uma experiência mais confiável, eficiente e confortável para nossos clientes. O sistema AHEAD nos permitirá antecipar necessidades de manutenção, garantindo o máximo desempenho das nossas novas aeronaves e reforçando a performance operacional em toda a nossa malha”, afirma Nathan Miller, Gerente Geral Executivo da Virgin Australia Regional Airlines.

“Este acordo com a Virgin Australia reforça o compromisso da Embraer em impulsionar a inovação digital na aviação. Ao integrar o sistema AHEAD à frota de E2, possibilitamos a aplicação de manutenção preditiva, o que reduz o tempo de solo não programado, otimiza a eficiência operacional e diminui os custos de manutenção. Esses recursos ajudam a Virgin Australia a maximizar a disponibilidade da frota e aprimorar o desempenho operacional como um todo”, afirma Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

A Virgin Australia possui oito pedidos firmes de jatos E2 e já recebeu duas aeronaves. A frota de E190-E2 da companhia aérea está baseada em Perth e é operada pela Virgin Australia Regional Airlines.

Imagens: https://embraer.bynder.com/share/FCDE1E02-A8BE-4126-81452E52BB53C9EE/

Sobre a Virgin Australia

A Virgin Australia (ASX: VGN) foi fundada em 2000 e é uma das maiores companhias aéreas da Austrália. A empresa opera uma ampla malha doméstica e também oferece serviços internacionais de curta distância, operações de fretamento e carga, além de seu programa de fidelidade, o Velocity Frequent Flyer. Os membros do Velocity podem utilizar seus pontos para resgatar voos para mais de 650 destinos em todo o mundo por meio da Virgin Australia e de sua extensa rede de companhias aéreas internacionais parceiras. A Virgin Australia emprega mais de 8 mil pessoas. Para mais informações, acesse virginaustralia.com.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Compartilhar
EmbraerCLOSE
Embraer
CLOSE
Embraer